O Blog Mais lido da região Central

O Blog Mais lido da região Central
Informação e descontração todo dia, o dia todo

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Prefeitura oportuniza capacitação para operadores de máquinas

Com o objetivo de oportunizar maior capacitação para os operadores de máquinas de propriedade do município (retroescavadeira, trator sobre esteiras e pá carregadeira), a prefeitura de Jaguari esteve realizando curso de aprimorando na condução e uso desses equipamentos para cerca de 12 servidores municipais. O curso de 120 horas-aulas, e ministrado pelo instrutor do Senar Marcos Haerter, foi desenvolvido numa parceria da prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Senar e Sindicato Rural.
As aulas práticas do curso foram desenvolvidas no “Galpão do Quico” – local de confraternização dos servidores da prefeitura de Jaguari – onde o instrutor do Senar pode transmitir aos operadores de máquinas da prefeitura, noções básicas de bom uso dos equipamentos em que atuam. Já a parte prática do curso, foi feita junto ao Parque de Máquinas da prefeitura de Jaguari, ocasião em que os participantes do treinamento tiveram orientação até de como limpar um filtro de motor de uma máquina rodoviária, bem como a importância dessa ação para a boa manutenção e desempenho do maquinário público.
O prefeito João Mário Cristofari frisa que o treinamento dos operadores de máquinas da prefeitura, cumpre uma proposta da administração municipal de qualificação de seu quadro de servidores, visando sempre uma prestação de serviços públicos de qualidade.


Estradas do interior ganham qualidade na trafegabilidade

As estradas gerais do interior do município de Jaguari estão ganhando a cada dia excelente qualidade de trafegabilidade, oportunizando assim, melhoria no escoamento da produção primária; eficácia no tráfego de transporte escolar, bem como bom deslocamento de cidadãos do interior para a cidade e vice versa. De acordo com o coordenador dos serviços rurais da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Trânsito Paulo Raiter, a excelência do serviço de conservação e melhoria das estradas do interior, só está sendo viabilizada com a aquisição de novas máquinas pela prefeitura, e também na medida em que após o patrolamento e colocação de cascalho, as estradas recebem a ação do rolo compactador, que permite uma pista excelente para o trânsito.
Na semana que passou os serviços de recuperação e conservação de estradas rurais esteve concentrado na região de Caixa D’Água e Faxinal, onde foram recuperados cerca de 10 quilômetros. “Também estivemos atuando no 3º Distrito, nas localidades de Bom Respiro a Bom Retiro; Ijucapirama a Boca da Picada Segredo; Travessão Rincão dos Piveta; Estrada dos Assentados até a Barragem; e Travessão do Segredão. No 4º Distrito, atuamos na estrada do Rincão dos Alves, Rincão dos Schopf, Garrafão, Travessão dos Crestani, Pedreira Minuzzi até Escola Vanda Maria da Silva, e de lá até São José dos Brauners”, relatou.
Paulo Raiter informou ainda que atualmente os serviços estão concentrados no Travessão dos Chioquettas, também no 4º Distrito. “Na semana que vem estaremos com os trabalhos na Linha 11, Linha 7-Carlos Gomes, e toda aquela  região”, explicou.


Ginásio Daniel Lena Marchiori sedia excelentes jogos de futsal

O Ginásio Municipal de Esportes Daniel Lena Marchiori em Jaguari tem sido palco de excelentes partidas de futsal, após a melhoria no piso da quadra realizada pela prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Desportos Ronaldo Bertolo, atualmente o ginásio está sendo sede de duas competições de futsal. “Estamos realizando no ginásio o Campeonato Municipal de Futsal do 1º e 2º Distrito, bem como da fase da cidade, reunindo nessa etapa, equipes que representam a região urbana de Jaguari”, explica o secretário Ronaldo Bertolo destaca que ao todo as duas competições estão reunindo mais de 250 atletas, em jogos que acontecem nas noites de terça e quarta-feira, a partir das 19 horas. “A cada rodada que passa, além do alto nível técnico dos jogos, também temos recebido um excelente público no ginásio”, aponta o secretário.
 
Rádio Vale Verde faz programa ao vivo do Calçadão na Campanha do Agasalho 2012

Dentro das atividades programadas no projeto Campanha do Agasalho 2012, a rádio Vale Verde FM de Jaguari, realizou no último dia 26, sábado, a apresentação ao vivo do programa Rádio Revista, direto do Calçadão, no centro da cidade. Durante o período das 9h às 12 horas, shows ao vivo e entrevistas com lideranças locais foram realizadas, no intuito de sensibilizar a comunidade para se integrar a campanha e realizar doações de cobertas, agasalhos e alimentos as famílias carentes do município.
Uma das presenças marcantes durante o programa Rádio Revista ao vivo do Calçadão de Jaguari, foi o prefeito João Mário Cristofari, que destacou a importância da participação de todo conjunto da comunidade jaguariense na Campanha do Agasalho 2012, realizando assim, um ato de amor ao próximo e um gesto de solidariedade. Também foram entrevistados durante o programa o vice-prefeito Milton José Bolzan; o poeta e historiador João Damásio Cattelan; a professora Maria Helena Callegaro; o presidente da Coagrijal Valdecir Cristofari; o advogado Varlei Berger; o músico Lucas Cattelan; e a coordenadora da campanha pela Secretaria Municipal de Assistência Social Luciane Parizi.
Os shows musicais ficaram a cargo dos alunos do Programa AABB-Comunidade, bem como dos músicos Márcio Lannes, Irmãos Rosa, Lucas Cattelan, Renato Mesquita, Anízio Feliciani, Clênio Lannes e Everson Cordeiro.
Conforme a coordenadora da Campanha do Agasalho pela Secretaria Municipal de Assistência Social Luciane Parizi, durante as apresentações do programa ao vivo da rádio Vale Verde FM no Calçadão, foram arrecadadas junto a comunidade vários agasalhos e até alimentos não perecíveis que serão repassados posteriormente as famílias de baixa renda do município, cadastradas na secretaria

 

Escolinha de Futebol atrai crianças e adolescentes

A Escolinha Municipal de Futebol de Campo de Jaguari, projeto desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, graças a recursos disponibilizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem atraído um número expressivo de crianças e adolescentes do município. Recentemente, os cerca de 150 meninos que participam do projeto, receberam seus coletes, para o melhor desempenho das atividades e exercícios aplicados pelo instrutor Tiago Bertollo.
As aulas da Escolinha de Futebol de Campo, de acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Desportos Ronaldo Bertolo, estão acontecendo no gramado do estádio municipal dos Eucaliptos, em dois períodos. “Tivemos que fazer dois períodos em razão do grande número de crianças e adolescentes que se inscreveram para o projeto”, explica.
Conforme o secretário, a Escolinha Municipal de Futebol de Campo tem por finalidade oportunizar a prática do esporte saudável a crianças e adolescentes do município, bem como a descoberta de jovens talentos do futebol.

Museu Municipal recebe visita de industrial indiano

Depois de já ter recebido turistas de países como Alemanha, Polônia, Argentina e Itália, entre outros, o Museu Municipal de Jaguari recebeu na tarde da última terça-feira, 29, a visita do industrial indiano Rajan Anandrao Bachhao, da cidade de Naswic, na Índia. O empresário indiano esteve no município para participar de reunião com o diretor-proprietário da empresa Limana Poliserviços José Luis Limana, a fim de firmar parceria para futuro empreendimento.
Em Jaguari, o empresário indiano, além de reunião de trabalho, pode também visitar vários pontos turísticos do município, entre eles o Museu Municipal, onde tomou conhecimento da cultura e da história jaguariense. “Foi muito interessante essa visita ao nosso museu, pois o empresário da Índia pode ver in loco nossa história e a rica cultura do nosso povo”, destacou a coordenadora do museu, professora Ione Acosta. Ela comentou que Rajan viu com bons olhos os trabalhos dos alunos de Jaguari que são desenvolvidos no museu. “Ele achou interessante esse tipo de trabalho que realizamos com os estudantes, pois sua família dá muita valorização a cultura, já que são professores. Ele também achou a cidade de Jaguari muito agradável”, relatou a coordenadora do Museu Municipal. Durante a visita do empresário indiano ao museu, ela esteve assessorada pela aluna do 1º ano da Escola Guilhermina Natália Krum, por falar fluentemente o inglês, e desta forma poder se comunicar de forma eficaz com o empresário da Índia.

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Prefeitura Municipal de Jaguari
Assessoria de Comunicação

Servidores da prefeitura participam do Dia do Desafio

Um expressivo grupo de servidores da prefeitura de Jaguari, juntamente com colaboradores de empresas do município foram os primeiros a realizar atividades físicas na manhã de quarta-feira, 30, no Dia do Desafio. Durante cerca de 15 minutos, e sob a orientação da professora Luzamar Guerra Valente, os servidores da prefeitura e colaboradores de empresas realizaram alguns exercício físicos na Praça Gilson Carlos Reginatto, em frente ao prédio da prefeitura.
O Dia do Desafio é uma ação mundial criada no Canadá nos anos 80. No Brasil, o projeto tem a coordenação do Serviço Social do Comércio, Sesc, em parceria com as prefeituras. O Dia do Desafio tem por objetivo incentivar a prática da atividade física junto aos cidadãos, na busca da melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde.
Em Jaguari, sob a coordenação do Departamento de Cultura de Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportos, o Dia do Desafio também teve outras atividades visando uma maior participação da comunidade no projeto, como o Passeio Ciclístico pelas principais ruas da cidade, que aconteceu no período da tarde. “As escolas, entidades e instituições do município também estiveram fazendo atividades isoladas que foram computadas como ação do Dia do Desafio, além de pessoas da comunidade que realizaram exercícios individuais”, frisou Elimar Frasson dirigente de Cultura.
Esse ano Jaguari esteve enfrentando no Dia do Desafio a cidade de Aperibé, no Estado do Rio de Janeiro. O município carioca possui uma população de 10.215 habitantes, e uma área territorial de 88.780 quilômetros quadrados.

Jaguari terá Semana do Meio Ambiente

A administração municipal de Jaguari através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente estará realizando até o próximo dia 12, a Semana do Meio Ambiente. De acordo com Renato Bolzan, técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as atividades tiveram início no último dia 31 de maio, quando foram realizadas no período da manhã, visitas domiciliares no bairro Promorar, com o objetivo de orientar as famílias sobre a destinação correta dos resíduos sólidos
Ele frisa que as atividades prosseguem na próxima segunda-feira, 04, às 9 horas, com a palestra sobre “Destinação dos Resíduos Sólidos, Preservação dos Recursos Hídricos e Uso de EPI’s na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanda Maria da Silva. “No dia 5, haverá uma reunião no auditório da Coagrijal, ocasião em que será divulgado o Licenciamento Ambiental Municipal”, relata Bolzan, esclarecendo que a reunião tem início previsto para as 9 horas.
A Semana do Meio Ambiente de Jaguari ainda terá uma palestra abordando o tema: Destinação dos Resíduos Sólidos, Preservação dos Recursos Hídricos e Uso de EPI’s, a partir das 14 horas, na comunidade de Rincão dos Alves, no dia 11. “Também teremos palestra com a representante da Polícia Ambiental, sargento Roselaine Severo Schmitz, no dia 12, às 8h30min. Na ocasião, ela estará abordando o tema: Destinação Final dos Resíduos Sólidos e Atribuições da Polícia Ambiental”, informa o técnico da Secretaria de Meio Ambeinte.
A Semana do Meio Ambiente em Jaguari encerra com uma Caminhada Ambiental às margens do rio Jaguari, também no dia 12, às 9h30min, com a coordenação da Polícia Ambiental e apoio do Batalhão da Brigada Militar. As atividades da Semana do Meio Ambiente contam com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emater, Coagrijal e 2º Grupo de Polícia Ambiental de Santiago.

Ele frisa que as atividades prosseguem na próxima segunda-feira, 04, às 9 horas, com a palestra sobre “Destinação dos Resíduos Sólidos, Preservação dos Recursos Hídricos e Uso de EPI’s na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanda Maria da Silva. “No dia 5, haverá uma reunião no auditório da Coagrijal, ocasião em que será divulgado o Licenciamento Ambiental Municipal”, relata Bolzan, esclarecendo que a reunião tem início previsto para as 9 horas.
A Semana do Meio Ambiente de Jaguari ainda terá uma palestra abordando o tema: Destinação dos Resíduos Sólidos, Preservação dos Recursos Hídricos e Uso de EPI’s, a partir das 14 horas, na comunidade de Rincão dos Alves, no dia 11. “Também teremos palestra com a representante da Polícia Ambiental, sargento Roselaine Severo Schmitz, no dia 12, às 8h30min. Na ocasião, ela estará abordando o tema: Destinação Final dos Resíduos Sólidos e Atribuições da Polícia Ambiental”, informa o técnico da Secretaria de Meio Ambeinte.
A Semana do Meio Ambiente em Jaguari encerra com uma Caminhada Ambiental às margens do rio Jaguari, também no dia 12, às 9h30min, com a coordenação da Polícia Ambiental e apoio do Batalhão da Brigada Militar. As atividades da Semana do Meio Ambiente contam com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emater, Coagrijal e 2º Grupo de Polícia Ambiental de Santiago.
Ele frisa que as atividades prosseguem na próxima segunda-feira, 04, às 9 horas, com a palestra sobre “Destinação dos Resíduos Sólidos, Preservação dos Recursos Hídricos e Uso de EPI’s na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanda Maria da Silva. “No dia 5, haverá uma reunião no auditório da Coagrijal, ocasião em que será divulgado o Licenciamento Ambiental Municipal”, relata Bolzan, esclarecendo que a reunião tem início previsto para as 9 horas.
A Semana do Meio Ambiente de Jaguari ainda terá uma palestra abordando o tema: Destinação dos Resíduos Sólidos, Preservação dos Recursos Hídricos e Uso de EPI’s, a partir das 14 horas, na comunidade de Rincão dos Alves, no dia 11. “Também teremos palestra com a representante da Polícia Ambiental, sargento Roselaine Severo Schmitz, no dia 12, às 8h30min. Na ocasião, ela estará abordando o tema: Destinação Final dos Resíduos Sólidos e Atribuições da Polícia Ambiental”, informa o técnico da Secretaria de Meio Ambeinte.
A Semana do Meio Ambiente em Jaguari encerra com uma Caminhada Ambiental às margens do rio Jaguari, também no dia 12, às 9h30min, com a coordenação da Polícia Ambiental e apoio do Batalhão da Brigada Militar. As atividades da Semana do Meio Ambiente contam com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emater, Coagrijal e 2º Grupo de Polícia Ambiental de Santiago.
 

Noticias da Presidente Dilma Russeff,exeletissima Presidente do Brasil

Olá Alison Luis,
 
A presidenta Dilma Rousseff reforçou sua posição ao lembrar que o Brasil é um país que concilia crescimento econômico e preservação ambiental. A presidenta chamou atenção para o tema durante a cerimônia de entrega do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 30/5.
“Mostramos que é possível preservar nossas florestas, nossa biodiversidade, nossos rios, nossas riquezas naturais. É possível tudo isso e, ao mesmo tempo, crescer e desenvolver a produção agrícola e industrial”, afirmou.
A 4ª edição do Prêmio – criado pelo governo brasileiro – reconheceu 20 organizações sociais e prefeituras que ajudam a alcançar os objetivos do milênio. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu um conjunto oito metas a serem cumpridas até 2015, relacionadas a questões como redução da pobreza, da mortalidade infantil, garantia de educação básica e combate à aids.
Código Florestal – Reforçando a preocupação deste governo com o meio ambiente, a presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. As alterações da presidenta acabam com a possibilidade de anistia aos desmatadores.
Crescimento sustentável – Dilma também tem como meta de governo acabar com a miséria no país e assim incluir todos os brasileiros no ciclo de crescimento econômico. Esse mês o programa Brasil Sem Miséria completou um ano e já retirou 700 mil famílias da pobreza.
“Com o Brasil sem Miséria, estamos enfrentando o desafio de acabar com a extrema pobreza no país. Esse é o compromisso do meu governo, um compromisso que significa garantir renda, mas também garantir saúde, alimentação, água tratada, educação e qualificação profissional”, afirmou.

Noticias do Deputado Federal Paulo Pimenta (PT)

O Governo Federal vai propor a reversão das dívidas tributárias das instituições privadas de ensino superior em bolsas de estudo. O anúncio, conforme informou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi feito, nesta quarta-feira (30), pela Ministra Ideli Salvatti durante reunião as bancadas Gaúcha e Catarinense, realizada no Palácio do Planalto.
De acordo com Pimenta, a proposta é resultado de uma série de ações, que, ao longo dos últimos anos, foram desenvolvidas junto aos ministérios da Educação, Planejamento e Fazenda. Paulo Pimenta ressalta que a expectativa do Planalto é gerar mais de 300 mil vagas no ensino superior, seguindo o modelo, já consolidado, do Prouni, Programa Universidade Para Todos, que assegura bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas para estudantes de baixa renda. Atualmente, somente no Rio Grande do Sul, as instituições comunitárias somam mais de 40 campi universitários, abrangendo mais de 380 municípios.
A reversão das dívidas será incluída no texto MP 559/2012, que tem o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) como relator. Segundo Uczai, o deputado Pimenta, desde que assumiu coordenação da Bancada Gaúcha, definiu essa pauta como uma das prioridades de sua gestão, fator fundamental para a concretização dessa conquista para educação brasileira. A idéia, conforme Uczai, é colocar matéria em votação na próxima semana.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cidadão e Blogueiro

Amigos gostaria de dizer,que nosso blog em nenhum momento nunca falou e nem vai fala sobre politica,os amigos que me verem ai em encontros e reunioes politicas,por favor não confudam as coisas,pois eu sou um cidadão que nem um outro qualquer,e vivo num país da democracia por isso tenho o direito de espressar minha opinião,e o meu lado politico,mas o nosso blog não tem vinculo politico e nem lado politico,tanto é que nas primeiras postagens eu deixei bem claro que eu não iria fala sobre politica,e estamos a disposição de qualquer partido politico para trazer as noticias de seu partido.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a Terra das Belezas Naturais

Jaguari enfrentará cidade carioca no Dia do Desafio

A cidade de Jaguari estará participando mais uma vez do Dia do Desafio. Criado no Canadá nos anos 80, o projeto hoje é difundido no mundo inteiro, o projeto tem por objetivo incentivar à prática da atividade física para melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas. Sob a coordenação do Serviço Social do Comércio, o Dia do Desafio no Brasil é realizado em parceria com as prefeituras. O evento esse ano acontecerá no dia 30 próximo, das 24 horas às 21 horas.
Em Jaguari a coordenação do Dia do Desafio está a cargo da dirigente municipal de Cultura, professora Elimar Franco Frasson. Na manhã da última quarta-feira, 23, ela já esteve reunida com entidades e instituições do município, visando definir as atividades que estarão acontecendo no próximo dia 30, o Dia do Desafio.
Conforme Elimar Frasson poderão participar do Dia do Desafio entidades, instituições, escolas, e pessoas individualmente. Ela destaca que uma das atividades que estará acontecendo esse ano é o Passeio Ciclístico, com saída em frente ao Clube União de Jaguari, e chegada no Centro Administrativo Municipal, na Praça Gilson Carlos Reginato. “Também deverá ocorrer ginástica laboral com funcionários de empresas e instituições bancárias, num período de 10 a 15 minutos”, comentou.
A dirigente municipal de Cultura informou que esse ano a cidade de Jaguari estará desafiando o município de Aperibé no estado do Rio de Janeiro, e com uma população de 10.215 habitantes, e uma extensão territorial de 88.780 quilômetros quadrados.

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Grupo de Juniores da Igreja do Evangelho Quadrangular se destaca na região com espetáculo teatral

Recentemente formado, o Grupo de Juniores da Igreja do Evangelho Quadrangular de Jaguari, vem se destacando nos eventos especiais da igreja, bem como em encontro de nível regional. Coordenado senhora Cádia Velasco dos Santos e sob a supervisão da pastora Conceição, o grupo que é composto de 7 crianças da igreja, já fez apresentação no culto em homenagem ao Dia das Mães, no templo da Igreja do Evangelho Quadrangular, com a interpretação da peça A Promessa de Ana, e mais recentemente em um Encontro Regional de Mulheres no tempo da igreja em Santiago.
Depois dessas apresentações, O Grupo de Juniores da Igreja do Evangelho Quadrangular já começa a ensaiar um novo espetáculo teatral para ser apresentado no culto em homenagem ao Dia dos Pais no templo da igreja localizada na rua Carlos Callegaro, próximo ao bairro Promorar

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Projeto Casa Familiar Rural perto de se tornar uma realidade

O projeto de implantação de uma Casa Familiar Rural em Jaguari, dentro da proposta de permitir qualificação aos filhos dos produtores rurais para que eles permaneçam no campo, está perto de se tornar uma realidade. Uma importante reunião que estará acontecendo no próximo dia 6 de junho, às 14 horas, no prédio da antiga Escola Estadual Constante Patias, na localidade de Fontana Freda, oportunizará mais um avanço no processo de implantação da casa. De acordo com o presidente da Associação Casa Familiar Rural Dagmar Reolon, o encontro no próximo dia 6 na Escola Constante Patias – local onde funcionará a Casa Familiar Rural – deverá reunir os jovens que irão freqüentar a casa, seus pais, e entidades e instituições que poderão ser parceiras do projeto.
Na semana que passou a direção da Associação Casa Familiar Rural estiveram reunidos com o prefeito João Mário Cristofari para definir questões fundamentais visando o início das atividades da casa que inicialmente deverá abrigar cerca de 10 filhos de produtores rurais de Jaguari e dos municípios parceiros no projeto.
A Casa Familiar Rural que funcionará na Fontana Freda em Jaguari, buscará através da pedagogia da alternância, capacitar jovens filhos de produtores rurais, para que eles apliquem em suas propriedades os ensinamentos obtidos na casa. “Com isso, estaremos contribuindo para minimizar o êxodo rural, especialmente dos jovens que vêem para a cidade, abandonando a propriedade rural de seus familiares”, ressalta o prefeito, entusiasta do projeto.

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Estradas do Interior: recuperação constante da malha viária do município

As estradas do interior do município de Jaguari vem recebendo uma atenção especial da administração municipal através da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Trânsito, dentro do projeto de melhoria da infraestrutura rural, que propõe mais qualidade de vida ao homem do campo. Com a modernização do Parque de Máquinas do município, resultado da aquisição de duas retroescavadeiras, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e três novos caminhões, no período de 2010 a 2011 foram melhorados cerca de 678 quilômetros de estradas, e recuperados ao redor de 310 quilômetros, além da colocação de pontilhões de concreto através da utilização de galerias pré-moldadas.
Atualmente, sob a coordenação de Paulo Haiter, os serviços de melhoria e recuperação das estradas do interior tem sido intensificados, visando dar maior e melhor trafegabilidade na zona rural, e permitindo o perfeito escoamento da produção e do trânsito do transporte escolar.


Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das belezas Naturais

Secretaria de Assistência Social começa receber os primeiros donativos da Campanha do Agasalho
Com a abertura oficial da Campanha do Agasalho 2012, feita pelo prefeito João Mário Cristofari no último dia 19, sábado, a Secretaria Municipal de Assistência Social já começou a receber os primeiros donativos. Uma das primeiras doadoras da campanha, foi a própria assistente social da secretaria Lauren Fontoura, integrante da equipe técnica do Centro de Referência Especializada em Assistência Social. Lauren entregou seu donativo a primeira dama Marileda Cristofari e a coordenadora da campanha pela Secretaria Municipal de Assistência Social Luciana Parisi.
Durante seu pronunciamento de abertura da Campanha do Agasalho 2012, o prefeito destacou a importância da parceria com as entidades e instituições do município, bem como o cuidado em não se misturar questões políticas com um projeto que busca sensibilizar a comunidade para o exercício da solidariedade através da doação de agasalhos, cobertas e alimentos para famílias de baixa renda de Jaguari.
A Campanha do Agasalho 2012, terá várias atividades esse ano. Entre elas, já nesse sábado, 26, acontece um programa ao vivo do Calçadão pela rádio Vale Verde FM, com entrevista de lideranças locais e apresentações artísticas, das 9h às 12 horas. Dias  8, 12 e 28 de junho, será realizada uma coleta de alimentos não perecíveis nas finais do Campeonato Municipal de Futsal, cujos jogos acontecerão em Ijucapirama e no Ginásio Municipal de Esportes, respectivamente. No dia 17, pela manhã, das 8h às 12 horas, será feito o recolhimento de agasalhos e alimentos pelas principais ruas da cidade, numa promoção do Moto Clube Lendários do Vale e convidados. A tarde, a partir das 16h30min, haverá uma grande Mateada do Agasalho com animação da banda Conexão Direta, sob a coordenação da Rádio Jaguari AM.
As atividades encerram no dia 23, quando ocorre no período das 8h às 12 horas, o projeto Revivendo o Passado à Luz da Tradição. Nessa ocasião o CTG Invernada do Chapadão estará fazendo uma carreteada pelas principais ruas da cidade para arrecadar agasalhos. A carreteada partirá da sede do CTG, percorrendo a Avenida Severiano de Almeida, subindo pela José Bonifácio até a Ernesto Berger, descendo pela Avenida 7 de Setembro e indo até o Museu Municipal, e dali em direção a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Informativo da prefeitura Municipal de Jaguari a Terra das Belezas Naturais

Curso de Capacitação do Programa Nacional de Ensino Técnico já iniciaram em Jaguari

Teve início na última segunda-feira, 21, em Jaguari o primeiro curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, desenvolvido no município numa parceria do Governo Federal e a prefeitura através da Secretaria de Assistência Social. O primeiro curso a ser realizado na cidade é o de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com carga horária de 300 horas/aulas, e com uma clientela de 20 pessoas. O curso está sendo realizado no Centro de Múltiplo Uso, anexo ao Ginásio Municipal de Esporte Daniel Lena Marchiori, no período da noite.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Cras, Neiva Andrade, que está coordenando as inscrições para os cursos do Pronatec. O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Renda se estenderá até o dia 21 de agosto. “Em breve estaremos abrindo as inscrições para o próximo curso que é o de Pedreiro de Alvenaria, com carga horária de 180 horas/aulas”, explica.
Neiva Andrade comenta que os cursos são dirigidos preferencialmente para aquelas pessoas que recebem benefícios do Programa Bolsa Família. “Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social munidos os seguintes documentos: PIS, CPF, Certidão de Nascimento, comprovante de residência e comprovante de renda”, relata a assistente social.

Mulher fica gravemente ferida em acidente, em Santa Maria

Nosso Blog tras com exclusividade fotos de acidente em Santa Maria,que aconteceu na tarde dessa quinta-feira dia 24 de Maio de 2012,por volta das 13h20min.confira a reportagem.
Um acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel, na BR-392, no bairro Passo das Tropas, em Santa Maria, deixou uma mulher de 40 anos gravemente ferida por volta das 13h20min desta quinta-feira.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Márcia Cristina Vasconcellos Machado conduzia uma motocicleta Honda CG Titan na direção Centro-bairro e pretendia entrar à esquerda na Rua Augusto Kunz, quando foi atingida por um Fiat Uno Mille, da prefeitura de Caçapava do Sul, que vinha logo atrás.
Segundo a PRF, o motorista do carro, Diego Mendes Luiz, 24 anos, disse que a motociclista teria ido até o acostamento e, em seguida, realizado a conversão à esquerda, entrando bruscamente na frente do automóvel.
Com o impacto, a motocicleta foi arremessada cerca de 40 metros. Márcia teve múltiplas fraturas, sendo o mais grave na perna esquerda. Ela foi encaminhada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Caridade, onde recebe atendimento. Segundo o Samu, a vítima se encontra em estado grave.
O motorista do carro realizou o teste do bafômetro, que apontou negativo para a ingestão de álcool.




As fotos foram tiradas com exclusividade por Aline Soares Rodrigues,agradecemos a colaboração da Aline

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Prefeitura Municipal de Jaguari
Assessoria de Comunicação

Prefeito João Mário busca a implantação de um grande projeto político para o desenvolvimento do município
Proposta recebeu o aval de seu partido, PMDB

“Precisamos ampliar o leque político, e promovermos uma grande aliança para podermos fazer as grandes transformações que Jaguari precisa”. A manifestação é do prefeito João Mário Cristofari ao participar de uma reunião do diretório municipal de seu partido, o PMDB, na Câmara de Vereadores, na noite de terça-feira, 22. O prefeito jaguariense defendeu na ocasião a ampliação do leque de alternativas para alianças visando às eleições de outubro desse ano. Atualmente, o PMDB administra o município de Jaguari coligado com o PT e o PSDB.
João Mário também aproveitou seu encontro com os correligionários para fazer um relato da atual situação da administração municipal, destacando como grande conquista para a comunidade, a instalação do Campus do Instituto Federal Farroupilha. “Quando falamos do Campus do IFF de Jaguari, estamos nos referindo a nós mesmo que juntos com as entidades e a comunidade jaguariense, trabalhamos para essa grande conquista”, ressaltou.
O prefeito também anunciou durante o encontro, que a administração municipal somente nesse ano deverá receber na ordem de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares junto ao orçamento da União, recursos esses já consolidados. Mas lamentou a queda no repasse de recursos do FPM, frisando que a administração municipal deverá se adequar a essa realidade. João Mário também fez questão de relatar o ganho que a categoria do magistério já obteve com a atual administração municipal até aqui, em torno de 40%, e que a situação do pagamento do aumento do Piso Nacional está sendo negociada com a categoria. “Teremos que fazer uma grande análise dessa questão, com muito cuidado e responsabilidade”, comentou João Mário, salientando que com relação ao quadro geral do funcionalismo, a administração municipal está no limite dos limites no que se refere ao gasto com pessoal, dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A reunião do PMDB com a presença do prefeito, resultou em duas definições: a primeira, a criação de uma comissão do partido para dialogar com as demais agremiações partidárias do município visando às eleições de 2012 e, que será composta pelos seguintes peemedebistas: Valdecir Cristofari, Eduardo Diefenbach, Jocelito Silva, João Mário Cristofari e Vilson José Turchetti. A segunda, foi a relação de algumas pré-candidaturas para a Câmara de Vereadores. Entre os nomes, estão os dos atuais vereadores Eudo Callegaro Tambara, Hugo Derli Giacomeli, Hélio Genésio Piveta, Ézio Jocelito Silva e Tarciso de Jesus de Oliveira Ferreira. Ainda foram relacionados os nomes de: Elimar Franco Frasson, Valdir Atzler, Antônio Carlos Dapieve, Varlei Mello Berger,
Renato Mesquita, Artêmio Righi, Jurema Mattos Martins, Alfridía Lopes, Luis dos Santos Araújo, Ricardo Anibale, Pedro Jani Rocha, Roberto Carlos Turchiello, Adão Betin, Antônio Berni, Elci Parisi, Delmar Aníbal Botta e Gislaine Lourdes de Vargas.
Ao final do encontro, o presidente do PMDB de Jaguari, Ézio Jocelito Silva, frisou que a agremiação está procurando levar a frente a proposta de um grande projeto para Jaguari. “E quando olho para esse time de companheiros, eu me empolgo ainda mais nesse projeto”, ressaltou o presidente, ao se referir ao grande número de peemedebistas que compareceu ao encontro.

Informativo da Prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Creas promove atividade no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

O Centro de Referência Especializada em Assistência Social de Jaguari, Creas, esteve desenvolvendo várias atividades na sexta-feira, 18, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. De acordo com a assistente social do Creas Lauren Fontoura, o objetivo das atividades desenvolvidas foi o de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, objetivo esses ratificados pela psicóloga Daiana Schneider, que integra a equipe do Creas.
Estudos de órgãos nacionais e internacionais dão conta de que é preciso garantir a toda a criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres de abuso e da exploração sexual. Os dados apontam que a violência praticada contra as crianças e os adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade.
Na sexta-feira, 18 o Creas de Jaguari realizou a distribuição de material informativo, especialmente cartazes em locais de grande circulação de público, como entidades, órgãos públicos e a rodoviária, entre outros, visando sensibilizar a população sobre a data. “Pretendemos também desenvolvermos uma atividade na Escola Antonieta Gindri Reghelin, o que deverá ainda ser definido, no tocante a data e horário”, comenta a psicóloga Daiana Schneider.

Eu voltei

Pois é amigos ficamos dois dias sem Internet mas já ta tudo resolvido,voltamos com voces para trazer as noticias que são interesses da comunidade,pedimos desculpas pelo transtorno causado e pelo atraso de algumas noticias mas agora já esta tudo resolvido

terça-feira, 22 de maio de 2012

Noticias da Deputada Manuela D`Avila do PCdoB

ok
Manuela participa da 2ª Conferência sobre a Emancipação da Mulher

 Nesta sexta-feira, 18, em Brasília, a deputada Manuela d`Ávila participou da abertura da 2ª Conferência sobre a Emancipação da Mulher, promovido pelo PCdoB.
O encontro reuniu representantes de todo o Brasil - homens e mulheres - com o objetivo de abordar as questões e entraves à emancipação das mulheres, como foco na luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento para o país.
Manuela é reconhecida nacionalmente pela luta em prol da igualdade e um de seus projetos de lei apresentados à Câmara trata da fiscalização e punição das desigualdades salariais entre homens e mulheres que ocupem os mesmos cargos e desempenhem as mesmas funções. "Pensar o desenvolvimento do nosso país é pensar o papel da mulher na sociedade. Temos tido conquistas significativa nas últimas décadas, mas é preciso avançar ainda mais. Tenho orgulho de poder debater isso com meu partido, um partido que faz das suas mulheres protagonistas", salientou Manuela.
 

Comissão Nacional da Verdade é instalada

A deputada Manuela participou hoje à tarde da instalação da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto em Brasília. Estiveram presentes a presidenta Dilma Rousseff, e os presidentes que antecederam: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. "É uma honra ter presidido a Comissão de Direitos Humanos e Minorias quando a Comissão da Verdade foi aprovada no Congresso. E é emocionante presenciar esse momento e saber que é parte fundamental do encontro do brasileiro com sua história", disse Manuela.

Confira a seguir a íntegra do discurso de Dilma Rousseff na solenidade.

Senhor Michel Temer, vice-presidente da República,

Senhores ex-presidentes da República: senador José Sarney, ex-presidente da República e presidente do Senado Federal; senhor Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República; senhor Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República; senhor Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República;

Deputado Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados,
Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal,
Senhor Dipp Lângaro, aliás, desculpa, Gilson Lângaro Dipp, representante membro do Supremo [Superior] Tribunal de Justiça, e representante aqui da Comissão da Verdade,

Senhoras e senhores ministros de Estado aqui presentes. Eu cumprimento todos ao cumprimentar a Gleisi Hoffmann, da Casa Civil; o José Eduardo Cardozo, da Justiça; o Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União; e a Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos; e o embaixador Celso Amorim, da Defesa.

Senhores ex-ministros da Justiça: Fernando Lyra, senador Aloysio Nunes Ferreira, senador Renan Calheiros e o integrante da Comissão da Verdade, que foi responsável pela fala que dá início a esta cerimônia, que é José Carlos Dias.
Queria cumprimentar também os senhores e senhoras senadores aqui presentes, ao saudar o senador Eduardo Braga, líder do governo no Senado Federal.
Cumprimentar as senhoras e senhores deputados federais, cumprimentando o deputado Arlindo Chinaglia.
Cumprimentar também o senhor Roberto Gurgel, procurador-geral da República,
O ministro João Oreste Dalazen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho.
Cumprimentar aqui também o senhores comandantes das Forças: almirante Júlio Soares de Moura Neto, da Marinha; general Enzo Martins Peri, do Exército; brigadeiro Juniti Saito, da Aeronáutica; general José Carlos De Nardi, do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.
Senhoras e senhores membros da Comissão da Verdade Cláudio Fontelles, Gilson Lângaro Dipp, José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Rosa Maria Cardoso da Cunha.
Queria cumprimentar todos os prefeitos aqui presentes saudando o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
Cumprimentar o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek.
Cumprimentar o senhor Amerigo Incalcaterra, representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, por intermédio de que cumprimento todos os demais representantes de Organismos Internacionais.
Cumprimentar todas as senhoras e senhores representantes de entidades de defesa dos direitos humanos, senhoras e senhores familiares, senhoras e senhores jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas.

Senhoras e senhores,

Eu queria iniciar citando o deputado Ulysses Guimarães que, se vivesse ainda, certamente, ocuparia um lugar de honra nessa solenidade.
O senhor diretas, como aprendemos a reverenciá-lo, disse uma vez: “a verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria este nome se morresse quando censurada.” A verdade, de fato, não morre por ter sido escondida. Nas sombras somos todos privados da verdade, mas não é justo que continuemos apartados dela à luz do dia.

Embora saibamos que regimes de exceção sobrevivem pela interdição da verdade, temos o direito de esperar que, sob a democracia, a verdade, a memória e a história venha à superfície e se torne conhecidas, sobretudo, para as novas e as futuras gerações.

A palavra verdade, na tradição grega ocidental, é exatamente o contrário da palavra esquecimento. É algo tão surpreendentemente forte que não abriga nem o ressentimento, nem o ódio, nem tampouco o perdão. Ela é só e, sobretudo, o contrário do esquecimento. É memória e é história. É a capacidade humana de contar o que aconteceu.

Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições.

O que fazemos aqui, neste momento, é a celebração da transparência da verdade de uma nação que vem trilhando seu caminho na democracia, mas que ainda tem encontro marcado consigo mesma. Nesse sentido... E nesse sentido fundamental, essa é uma iniciativa do Estado brasileiro e não apenas uma ação de governo.

Reitero hoje, celebramos aqui um ato de Estado. Por isso, muito me alegra estar acompanhada por todos os presidentes que me antecederam nestes 28 benditos anos. Por isso, muito me alegra estar acompanhada por todos os presidentes que me antecederam nestes 28 benditos anos de regime democrático.

Infelizmente, não nos acompanha o presidente Itamar Franco, a quem rendo as devidas homenagens, por sua digna trajetória. Por sua digna trajetória de luta pelas liberdades democráticas, assim como pelo zelo com que governou o Brasil, sem qualquer concessão ao autoritarismo.

Cada um de nós aqui presentes – ex-presidentes, ex-ministros, ministros, acadêmicos, juristas, militantes da causa democrática, parentes de mortos desaparecidos e mesmo eu, uma presidenta – cada um de nós, repito, é igualmente responsável por esse momento histórico de celebração.

Cada um de nós deu a sua contribuição para esse marco civilizatório, a Comissão da Verdade. Esse é o ponto culminante de um processo iniciado nas lutas do povo brasileiro, pelas liberdades democráticas, pela anistia, pelas eleições diretas, pela Constituinte, pela estabilidade econômica, pelo crescimento com inclusão social. Um processo construído passo a passo, durante cada um dos governos eleitos, depois da ditadura.

A Comissão da Verdade foi idealizada e encaminhada ao Congresso no governo do meu companheiro de jornada, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem tive a honra de servir como ministra e a quem tenho o orgulho de suceder. Mas ela tem sua origem, também, na Lei da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos, aprovada em 1995, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Naquela oportunidade, o Estado brasileiro reconheceu, pela primeira vez, a sua responsabilidade pelos mortos de desaparecidos sob sua custódia. Pelos mortos de desaparecidos sob sua custódia durante o regime autoritário.

No entanto, é justo que se diga que o processo que resultou na Comissão da Verdade teve início ainda antes disso, durante o mandato do presidente Fernando Collor, quando foram abertos os arquivos do DOPS de São Paulo e do Rio de Janeiro, trazendo a público toneladas de documentos secretos que, enfim, revelados representaram um novo alento aos que buscaram informações sobre as vítimas da ditadura.

O Brasil deve render homenagens às mulheres e aos homens que lutaram pela revelação da verdade histórica. Aos que entenderam e souberam convencer a nação de que o direito à verdade é tão sagrado quanto o direito que muitas famílias têm de prantear e sepultar seus entes queridos, vitimados pela violência praticada pela ação do Estado ou por sua omissão.

É por isso, é certamente por isso que estamos todos juntos aqui. O nosso encontro, hoje, em momento tão importante para o país, é um privilégio propiciado pela democracia e pela convivência civilizada. É uma demonstração de maturidade política que tem origem nos costumes do nosso povo e nas características do nosso país.

Tanto quanto abomina a violência e preza soluções negociadas para as suas crises, o Brasil certamente espera que seus representantes sejam capazes de se unir em torno de objetivos comuns, ainda que não abram mão, mesmo que mantenham opiniões divergentes sobre outros temas, o que é normal na vida democrática.

Ao convidar os sete brasileiros que aqui estão e que integrarão a Comissão da Verdade, não fui movida por critérios pessoais nem por avaliações subjetivas. Escolhi um grupo plural de cidadãos, de cidadãs, de reconhecida sabedoria e competência. Sensatos, ponderados, preocupados com a justiça e o equilíbrio e, acima de tudo, capazes de entender a dimensão do trabalho que vão executar. Trabalho que vão executar – faço questão de dizer – com toda a liberdade, sem qualquer interferência do governo, mas com todo apoio que de necessitarem.

Quando cumpri minha atribuição de nomear a Comissão da Verdade, convidei mulheres e homens com uma biografia de identificação com a democracia e aversão aos abusos do Estado. Convidei, sobretudo, mulheres e homens inteligentes, maduros e com capacidade de liderar o esforço da sociedade brasileira em busca da verdade histórica, da pacificação e da conciliação nacionais.

O país reconhecerá nesse grupo, não tenho dúvidas, brasileiros que se notabilizaram pelo espírito democrático e pela rejeição à confrontos inúteis ou gestos de revanchismo.

Nós reconquistamos a democracia a nossa maneira, por meio de lutas e de sacrifícios humanos irreparáveis, mas também por meio de pactos e acordos nacionais, muitos deles traduzidos na Constituição de 1988.

Assim como respeito e reverencio os que lutaram pela democracia enfrentando bravamente a truculência ilegal do Estado, e nunca deixarei de enaltecer esses lutadores e lutadoras, também reconheço e valorizo pactos políticos que nos levaram à redemocratização.

Senhoras e senhores,

Hoje também passa a vigorar a Lei de Acesso à Informação. Junto com a Comissão da Verdade, a nova lei representa um grande aprimoramento institucional para o Brasil, expressão da transparência do Estado, garantia básica de segurança e proteção para o cidadão.

Por essa lei, nunca mais os dados relativos à violações de direitos humanos poderão ser reservados, secretos ou ultrassecretos. As duas – a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso à Informação – são frutos de um longo processo de construção da democracia, de quase três décadas, do qual participaram sete presidentes da República. Quando falo sete presidentes é porque estou incluindo por justiça, e porque o motivo do nosso encontro é a celebração da verdade, o papel fundamental desempenhado por Tancredo Neves, que soube costurar, com paciência competência e obstinação, a transição do autoritarismo para a democracia que hoje usufruímos.
Transição é imperativo que se lembre aqui conduzida com competência, habilidade e zelo pelo presidente José Sarney, que o destino e a história puseram no lugar de Tancredo, e que nos conduziu à democracia.
Mas, mesmo reconhecendo o papel que todos desempenharam, não posso deixar de declarar o meu orgulho, por coincidir com meu governo o amadurecimento de nossa trajetória democrática. Por meio dela, o Estado brasileiro se abre, mais amplamente, ao exame, à fiscalização e ao escrutínio da sociedade.
A Lei de Acesso à Informação garante o direito da população a conhecer os atos de governo e de estado por meio das melhores tecnologias de informação.
A transparência a partir de agora obrigatória, também por lei, funciona como o inibidor eficiente de todos os maus usos do dinheiro público, e também, de todas as violações dos direitos humanos. Fiscalização, controle e avaliação são a base de uma ação pública ética e honesta.
Esta é a razão pela qual temos o dever de construir instituições eficientes e providas de instrumentos que as tornem protegidas das imperfeições humanas.

Senhoras e senhores,

Encerro com um convite a todos os brasileiros, independentemente do papel que tiveram e das opiniões que defenderam durante o regime autoritário. Acreditemos que o Brasil não pode se furtar a conhecer a totalidade de sua história. Trabalhemos juntos para que o Brasil conheça e se aproprie dessa totalidade, da totalidade da sua história.
A ignorância sobre a história não pacifica, pelo contrário, mantêm latentes mágoas e rancores. A desinformação não ajuda apaziguar, apenas facilita o trânsito da intolerância. A sombra e a mentira não são capazes de promover a concórdia. O Brasil merece a verdade. As novas gerações merecem a verdade, e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia.
É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la. Atribui-se a Galileu Galilei uma frase que diz respeito a este momento que vivemos: “a verdade é filha do tempo, não dá autoridade.”
Eu acrescentaria que a força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou.

Proposta de Pimenta amplia vagas nas universidades comunitarias

ATENÇÃO: E CUIDADO

Novos números da diabetes no país e os cuidados com a alimentação


Diabetes

Segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, 5,6% da população brasileira sofre de diabetes.

E de acordo com a faixa etária, os maiores de 65 anos são os que apresentam maior porcentagem de diabéticos, aproximadamente 21,6%. Contra 0,6% dos jovens entre 18 e 24 anos, e 1,1% entre os adultos de 25 a 34 anos.
Além da obesidade e excesso de peso, outros fatores colaboram para o desenvolvimento do diabetes, como: sedentarismo, hereditariedade, dislipidemias, hipertensão. Portanto, um estilo de vida saudável com alimentação balanceada e prática regular de atividade física com certeza ajuda na prevenção contra a diabetes.

Mas para quem já é portador da doença, a alimentação e a prática de atividade física também ajudam no controle dos níveis de glicemia.

Exercícios regulares e moderados ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue regulados e em pacientes que utilizam insulina, podem ajudar a reduzir a quantidade aplicada. Mas vale ressaltar que a prática de todo exercício deve ser feita com orientação de um educador físico.

O excesso de atividade física pode causar hipoglicemia, assim como pular refeições e ficar muitas horas sem se alimentar. Portanto, tenha sempre com você algum doce, bala ou mesmo um pacotinho de açúcar, caso tenha hipoglicemia.

Os principais sintomas de hipoglicemia em diabéticos são: tremedeira, enjoo, vertigem.

Quanto à alimentação, muitos diabéticos acham que os carboidratos devem ser excluídos do cardápio, mas não é necessário. Deve sim haver um controle maior e a escolha por carboidratos complexos deve ser privilegiada. Alimentos integrais (pão, massas, arroz) são fontes de carboidratos complexos.

Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente.

Além disso, os alimentos integrais são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina.

Um erro muito comum que os diabéticos cometem é consumir frutas em excesso. Elas devem sim fazer parte do cardápio do diabético, mas em quantidade controlada. Todas as frutas têm carboidratos simples, como a glicose.

Alguns alimentos ajudam a manter os níveis de glicemia normalizados, são eles: aveia, quinoa, semente de chia, chá mate.
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Noticias enviadas por Tidi Lima

Deputado busca apoio do governo federal para a iniciativa.
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) confirmou ontem a esta coluna que vai intensificar as ações, junto ao Governo Federal, em busca da ampliação de vagas públicas no ensino superior. Pimenta, que atualmente preside a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, já conversou com as ministras Ideli Salvatti e Miriam Belchior para defender a sua proposta de troca das dívidas das universidades comunitárias com a União por bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. A medida, defende Pimenta, é baseada no modelo, já consolidado, do Prouni, o Programa Universidade Para Todos, que assegura bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas em troca de isenção de alguns tributos para universidades que aderem ao projeto. Pimenta garante que esta medida já tem o apoio de outros parlamentares, como os senadores Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT), e os deputados Luiz Noé (PSB), Marcon (PT), Jerônimo Goergen (PP), Assis Melo (PCdoB), Danrlei de Deus (PSD) e Pedro Uczai (PT-SC). Atualmente, somente no Rio Grande do Sul, as instituições comunitárias somam mais de 40 campi universitários, abrangendo mais de 380 municípios. Ao todo, são quase 180 mil alunos de graduação e pós-graduação.

O Sul - Rede Pampa

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Blog a 1000 pelo Brasil

Amigos cada dia me surpreendo mais com o nosso blog,Pois é não temos nada mais nada mesnos do que dois meses de estrada,e temos realmente a mil pelo Brasil,acreditem se quiser nosso blog esta ai lançando uma banda nova,essa banda esta nascendo na cidade de Santiago cordenada pela amiga Joice Flores e toda a sua galera e olha me parece que a banda estara no 3 FECOBANDA,o FECOBANDA que acontece Junto com a FECOBAT,espero que a Secretaria Ilena colabore com nós e me passe a ficha de inscrição para nós inscrever essa galerinha bacana e é isso ai galera muito Obrigado DEus por estar na frente desse trabalho,e embreve mais noticias da nossa região aguardem

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Informativo da prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Jaguari sedia encontro de dirigentes de Cultura e Turismo da região central do estado

A cidade de Jaguari esteve sediando na última quarta-feira, 16, durante todo o dia, uma importante reunião das comissões setoriais de Turismo e Cultura dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AM-Centro. O encontro promovido pela AM-Centro e que teve por local o Clube União de Jaguari, contou com a participação de dirigentes de cultura e turismo dos municípios de Jaguari, Santiago, São Pedro do Sul, Jarí, Nova Esperança do Sul, Agudo, Restinga Seca, Nova Palma, Faxinal do Soturno, Unistalda, Itaara e Santa Maria.
Durante a abertura do encontro, o prefeito de Jaguari João Mário Cristofari destacou a importância de se promover ações que visem a integração regional. “Vocês têm essa grande responsabilidade de promover essa integração regional”, disse o prefeito aos dirigentes de cultura e turismo presentes ao encontro, salientando que há a necessidade de que exercite a integração regional reunindo as grandes potencialidades de cada município. De acordo com João Mário Cristofari os dirigentes de turismo e de cultura têm o papel fundamental de mudar a mentalidade individualista que impera na região. “Jaguari, por exemplo, tem grandes potencialidades, mas não vamos a lugar algum se não estivermos integrados aos outros municípios da região”, finalizou.
O encontro que reuniu os dirigentes de turismo e cultura debateu temas como: Sistema Nacional de Cultura, retomada dos Diálogos Culturais do Rio Grande do Sul, Plano Estadual de Cultura, além da avaliação da 2ª Mostra Regional de Turismo. No período da tarde também aconteceu o Fórum de Turismo da AM-Centro, coordenador pela Unifra, e visitas técnicas a potencialidades turísticas de Jaguari como o Hotel Giardino Victtória, Museu Municipal, Balneário Fernando Schilling, Clube de Caça e Pesca, Vinícola da Cooperativa Agrária São José e Pesqueiro do Chapadão.

Informativo da prefeitura Municipal de Jaguari a terra das Belezas Naturais

Campeonato Municipal de Futsal no Interior

A equipe do Palmeiras conquistou o titulo de campeã da chave da 4º Distrito, ao vencer no último dia 11 o time do Pinheirinho. A semi-final e final do Campeonato Municipal de Futsal do Interior naquela região, aconteceu na quadra da localidade de Mangueirinha. Assim, Palmeiras e Pinheirinho, campeão e vice da Mangueirinha, estarão disputando com os campeões e vices de outras chaves, o título de Campeão do Interior.
Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desportos, o Campeonato Municipal de Futsal do Interior, em sua 4ª edição, tem movimentado as localidades onde jogos são disputados. De acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Desportos Ronaldo Bertolo, isso demonstra que a competição tem atendido aos anseios dos desportistas na zona rural.
O coordenador de esportes da secretaria Bruno Cunha, informa que na Mangueirinha estiveram participando 8 equipes, que são: Palmeiras, Pinheirinho, Tabajara, Pedreira, Barcelona, Rio Branco, Afogados e São Xavier. Ao todo o Campeonato Municipal de Futsal do Interior tem reunido cerca de 300 atletas na competição. “E isso tem permitido uma integração saudável através do esporte entre as comunidades rurais envolvidas”, finaliza