Pelé pede calma em protesto por Copa: 'jogador não tem culpa por corrupção'
Pelé compareceu na manhã desta quinta-feira a um shopping na zona oeste do Rio de Janeiro para participar de um evento promocional sobre o filme "Pelé Eterno". Em um debate com o diretor Anibal Massaini e clientes de uma loja de tecnologia, o maior jogador da história falou basicamente sobre os 1.283 gols marcados na carreira e contou curiosidades do projeto. No fim, o ex-atleta foi questionado por alguns presentes sobre os protestos marcados para esta semana contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.
A mediadora do encontro bem que tentou evitar que o assunto fosse abordado, mas Pelé rapidamente descartou a possibilidade e comentou a polêmica. "Não precisa cortar nada, eu até quero falar disso. Deixa que eu respondo", disse, gerando uma saia justa para a organização do evento.
E o maior artilheiro da história do futebol voltou a pedir calma nas manifestações, ressaltando que o povo não deveria estragar o momento histórico que o país vive.
"Esses movimentos são legítimos e eu entendo bem. Todos podem protestar, mas sem confundir. Não devemos misturar as coisas. As pessoas precisam entender que os jogadores não têm culpa pela corrupção, não têm nada a ver com os problemas políticos do país. Não podemos estragar esse momento deles", comentou Pelé.
"Em 2013, o Brasil foi campeão [Copa das Confederações] e deu uma amenizada naquele clima que estava. O futebol brasileiro sempre deu alegria e promoção para o nosso país. Em 1958 [ano do primeiro título mundial], por exemplo, ninguém sabia do nosso país. E nós temos que aproveitar essa festa, esse momento único após tanto tempo. Não digo que sou contra protestos, como alguns tentaram insinuar. Apenas pediria que respeitassem o momento", emendou o "Rei".
Por fim, em um clima mais descontraído e já fugindo dos temas mais embaraçosos, Pelé falou sobre suas preferências no torneio, lembrou do trauma da última Copa em casa e contou do sonho de uma revanche contra o Uruguai, algoz de sua infância.
"Se eu tivesse a força divina para decidir, colocaria Brasil e Uruguai na final. Queria muito essa revanche. E sei bem que o povo também. Lembro bem o quanto sofremos naquela Copa de 50. Vi meu pai chorando, minha família triste. Gostaria muito de ver o povo feliz e de alma lavada agora", encerrou.
Corinthians aguarda definição entre Bota e investidor para tentar Lodeiro
O Corinthians acredita que ainda é cedo para falar sobre o assunto, mas o interesse pelo meia Lodeirodeve avançar assim que o Botafogo e o fundo de investimentos WDS definirem o futuro do jogador. O clube paulista quer mais um meia-atacante para a sequência da temporada e vê no uruguaio uma ótima oportunidade para reforçar o elenco. O fundo quer adquirir os 50% dos direitos econômicos que pertencem ao Botafogo e repassar o reforço para o Timão após a Copa do Mundo.
A diretoria corintiana não fala abertamente, mas admite que a possibilidade de Lodeiro chegar existe. Porém, quer gastar o mínimo possível. Só vai avançar na negociação se o investidor mostrar disposição em ajudar - a intenção seria bancar apenas os salários, na casa dos R$ 350 mil.
A cautela corintiana se dá pelo fato de o jogador disputar a Copa, vitrine para clubes do exterior, e também despertar interesse de outras equipes brasileiras - o Atlético-MG seria um rival. O técnico Mano Menezes gosta do jogador e aprovou o nome, um dos que poderiam completar o setor ofensivo do elenco. Além de um meia, o Corinthians busca um centroavante para fazer sombra a Guerrero.
O clube paulista ainda não fez contato oficial com o empresário do uruguaio, Gerardo Cano, e só deve fazer proposta depois que o Botafogo se resolver com o fundo de investimentos. Não há pressa para tentar o reforço, já que faltam apenas cinco jogos para a pausa da Copa do Mundo.
A diretoria do Timão, aliás, deverá se manter atenta justamente a negócios que unam "útil e agradável" no período sem jogos: com uma política financeira cautelosa, a intenção é buscar jogadores que não gerem gastos muito altos ao clube e, ao mesmo tempo, se adequem ao perfil traçado por Mano Menezes. Desde o Paulistão o técnico vem ressaltando com frequência a necessidade de reforçar o elenco no meio-campo e no ataque.
Embora não faça qualquer tipo de crítica aos dirigentes, o técnico do Corinthians já deixou claro que, com a defesa acertada, é fundamental a chegada de jogadores para o ataque. A intenção é aproveitar o foco voltado para a Copa do Mundo e alinhar todas as possíveis negociações com o diretor de futebol, Ronaldo Ximenes.
As melhores frases de Inter 4 x 1 Cuiabá, pela Copa do Brasil
Alex, meia"Ganhar no Beira-Rio faz muito bem para o Inter. Por isso que a gente fala que reformar foi ótimo, para manter essa mística que temos aqui, para o torcedor se motivar a vir mais vezes".
"No estágio em que estou, preciso seguir atuando para manter o ritmo. E isso aumenta a confiança para chegar na área, correr, chutar. Estou com mais oxigênio ".
"Estou com um problema no tendão, que é hiperimportante para o pé. Desenvolveu para uma tendinite, mas estou me cuidando e vou esperar a Copa para dar uma parada e recuperar".
"No estágio em que estou, preciso seguir atuando para manter o ritmo. E isso aumenta a confiança para chegar na área, correr, chutar. Estou com mais oxigênio ".
"Estou com um problema no tendão, que é hiperimportante para o pé. Desenvolveu para uma tendinite, mas estou me cuidando e vou esperar a Copa para dar uma parada e recuperar".
Fabrício, lateral-esquerdo"É um time bem treinado. Então, quando chega dentro de campo, tem que botar em prática o trabalho. O Abel está de parabéns por treinar a bola parada".
Abel Braga, treinador"Não precisa, não. Já tem quem compre". (sobre vaquinha para a contratação do chileno Aránguiz)
"Sabe há quanto tempo eu apanho aqui? Vinte e seis anos". (sobre críticas)
"Sabe há quanto tempo eu apanho aqui? Vinte e seis anos". (sobre críticas)
Sem o Olímpico, Grêmio deve treinar em Eldorado do Sul
O CT de Eldorado do Sul volta a ser alternativa para local de treinamentos do Grêmio a partir de 21 de maio, data em que o Olímpico será cedido à Fifa. A possibilidade é admitida pela direção, que projeta pequenas adaptações no local, utilizado pelas categorias de base.
Em função do calendário de jogos, o tempo de utilização do CT de Eldorado do Sul será de apenas quatro dias. A primeira etapa será dias 22 e 23. No dia seguinte, o time viaja para enfrentar o São Paulo. Entre 25 e 27, o Grêmio seguirá treinando na capital paulista, antes de enfrentar o Sport, em Recife, dia 28. Na volta, haverá mais dois treinos no CT, até o jogo contra o Palmeiras, o último antes da parada do Brasileirão.
Por enquanto, ainda não foi definido o local da intertemporada, que deverá começar dia 12 de junho. Uma das cidades cogitadas é Leverkusen, na Alemanha.
Agenda tricolor até 2 de junho:
21/5 - treinamento em Eldorado do Sul
22/5 - treinamento em Eldorado do Sul
23/5 - viagem para São Paulo
24/5 - jogo contra o São Paulo, no Morumbi
25/5 - treinamento em São Paulo
26/5 - treinamento em São Paulo
27/5 - treinamento em São Paulo
27/5 - viagem para Recife
28/5 - jogo contra o Sport, em Recife
29/5 - retorno a Porto Alegre
30/5 - treino em Eldorado do Sul
31/5 - treino em Eldorado do Sul
1º/6 - jogo contra o Palmeiras, possivelmente em Caxias do Sul
2/6 - início das férias de 10 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário