Coreto: o orgulho vai ser restaurado
Em breve, a revitalização da Praça Borges de Medeiros terá início de uma nova etapa de obras e um Coreto revitalizado será o elemento dominante da paisagem.
Você merece. Sua cidade merece.
Não teve batata-doce na Festa da Batata-doce?
Claro que teve. Teve muita. Muita gente gostou, levou para casa e até faltou batata-doce pra tanta fome.
Dez produtores rurais de São Vicente do Sul prepararam delícias com o produto da terra e mais de uma tonelada e meia da batata-doce foram consumidas apenas na Feira Agrodoce, a feira dos produtores da batata-doce de São Vicente do Sul na 26ª Fecobat.
Muitas pessoas de várias cidades fizeram fila para comprar as fornadas que saíam e logo se esgotavam. Já no segundo dia de feira, os produtores tiveram que reforçar o estoque, tamanha a demanda.
Isso que só a batata-doce assada foi mencionada. Tinha também bombom de chocolate com recheio de batata-doce, doce cristalizado, licor, rapadura, tinha de tudo.
Vale lembrar, os produtores da batata-doce de São Vicente do Sul tinham isenção total de custos para obter o espaço na 26ª Fecobat e contaram com o apoio da Organização da multifeira.
Se teve batata-doce na Feira da Batata-doce? claro que sim! E em 2015, vai ter muito mais.
Fique conosco!
Nota de Esclarecimento - Município de São Vicente do Sul
A Administração Municipal de São Vicente do Sul vem a público esclarecer os fatos noticiados pelo blog Nova Pauta em relação à matéria intitulada "São Vicente: ficou ilhada com tanta água", publicada em 24 de julho de 2014.
A referida matéria não checou devidamente as fontes e seu conteúdo não corresponde totalmente com a verdade. O problema de alagamentos no Loteamento Novo Horizonte é histórico, é fato conhecido da Administração e se arrastou por anos até que esta Administração avaliasse a amplitude do problema e toma providências para solucionar.
Uma das prioridades expressas da municipalidade é a realização de melhorias para a comunidade que reside no loteamento Novo Horizonte e parte do trabalho de canalização dos resíduos pluviais e residenciais na área começou ainda em 2013.
O regime atípico de chuvas causado pelo fenômeno El Niño afeta a área da Novo Horizonte justamente por ter sido estabelecido no local o loteamento sem a infraestrutura de escoamento pluvial e de resíduos residenciais necessária. Essa é a origem real do problema que se arrastou por anos no Loteamento Novo Horizonte e é foco do trabalho da Secretaria de Obras da atual Administração.
A Afirmação de que a Prefeitura só iria canalizar o esgoto depois de consertar as ruas do centro é falsa, pois desde 2013 são realizados trabalhos de canalização no Loteamento Novo Horizonte e o saneamento é uma das prioridades desta Administração.
A Gestão Municipal informa que está sempre de portas abertas, atenta às demandas da comunidade de São Vicente do Sul e informa que os trabalhos de canalização na região referida na matéria já estão em curso e mais de 150 metros de tubulação serão instalados no local assim que as condições climáticas permitirem.
A Administração Municipal de São Vicente do Sul preza os valores que regem a Democracia Brasileira e é aberta e transparente ao trabalho realizado pela imprensa local e regional em apontar eventuais falhas ou problemas que anseiam a comunidade. No entanto, convém lembrar mais uma vez que a devida checagem das fontes e a apuração fidedigna dos fatos é uma obrigação ética daqueles que exercem o jornalismo.
Saúde em evidência: estudantes visitam São Vicente do Sul e conhecem o trabalho realizado pelas equipes
Dezesseis estudantes de Nutrição, Enfermagem, Direito, Administração, Serviço Social, Farmácia, Psicologia e outras especialidades estiveram no município nesta quinta, 24 de julho, para conhecer e trocar experiências com as equipes que prestam atendimento em saúde, em especial na Atenção Básica.
Os alunos da UFSM, URI, UNIFRA, PUCRS e Facos, da cidade de Osório estiveram nos três ESF que operam no município a participaram de apresentações realizadas pelas equipes da Secretaria de Saúde de São Vicente do Sul.
Felipe Balardin, estudante Psicologia da Facos de Osório, conta que não conhecia o município e sentiu o comprometimento das equipes, exaltou o empenho dos gestores e a proximidade da gestão com os usuários e as equipes que prestam atendimento. Balardin ressaltou o espírito de mudança e o empenho em prover saúde pública de qualidade à população.
Martina Poll, estudante de Psicologia da UFSM, falou sobre a receptividade do povo vicentense e que encontrou profissionais acessíveis e interessados em melhorar as condições de trabalho. Martina salientou a realização de oficinas, que servem como capacitação e revela o empenho da gestão em saúde.
Maique Martins, do curso de Administração da URI, percebeu a preocupação em empreender um modelo de saúde humanizada, focada no bem estar das pessoas, além de ressaltar o trabalho interdisciplinar realiado pela Secretaria. Um fato importante apontado por Martins é São Vicente do Sul possuir 100% de cobertura ESF.
Já Regina Silva, aluna da Psicologia da Unifra, elogiou o acolhimento dado aos estudantes, e lembrou que em muitos municípios nos quais estivera, não teve a receptividade de São Vicente do Sul, especialmente sobre a resistência em outros locais em abrir as portas aos estudantes e apresentar suas conquistas e pontos a melhorar aos futuros profissionais.
Férias, só para os estudantes
Enquanto os alunos das escolas da rede municipal de ensino estão em recesso, os professores, diretores, monitores do Programa União Faz a Vida e funcionários da Secretaria Municipal de Educação estão mobilizados na Formação Continuada de Professores para os anos finais do Ensino Fundamental.
São vários temas em pauta, que variam entre oficinas pedagógicas, palestras, reuniões, elaboração e discussão do Plano Municipal de Educação e discussão de temas importantes na vida escolar, como violência na escola, interdisciplinaridade, parcerias escola x família, saúde emocional e outros.
Os trabalhos tiveram início na semana passada, e encerram na sexta, 25 de julho.
Município arrecada R$ 130 mil reais em leilão
Dos 28 lotes de bens considerados inservíveis para a municipalidade colocados em leilão em 15 de julho de 2014, 19 lotes foram arrematados e R$ 130.050 retornaram aos cofres públicos para ser reinvestidos em áreas de interesse para a comunidade de São Vicente do Sul.
Entre os 19 lotes arrematados, estão veículos, máquinas, equipamentos de informática obsoletos e sucata que deixam de onerar espaço e recursos públicos no parque de máquinas e retornam aos cofres do município para novos investimentos por parte da Administração.
Os lotes que não foram arrematados no leilão devem se juntar a outros itens que serão colocados em processo de avaliação para realização de um novo leilão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário