Hoje faz 16 anos que o cantor Leandro faleceu, depois de lutar durante 65 dias contra um tumor raro que lhe comprimia o pulmão direito e provocava dores agudas, era uma luta desigual, e ele faleceu aos 36 anos de idade. A morte foi às 23h10min, no Hospital São Luiz, em Mato Grosso, onde o cantor estava internado.
Seu nome de batismo era Luís José da Costa, nasceu em Goianápolis/GO, no dia 15 de agosto de 1961, e se transformou em “Leandro”, para fazer dupla sertaneja com seu irmão, Emival Eterno Costa, o “Leonardo”, na dupla Leandro & Leonardo, que fizeram muito sucesso nos anos 80.
História da dupla
Luiz e Emival começaram a trabalhar cedo, levantavam de madrugada para ir para a roça e andavam mais ou menos oito quilômetros a pé juntamente com seu pai, Avelino. Luiz tinha um sonho, que era o de sair da roça, já Emival sonhava em ser jogador de futebol.
Tanto Luiz quanto Emival tinham como ídolos Chitãozinho e Xororó, eles viviam cantando suas musicas enquanto trabalhavam. Certo dia Luiz, já cansado de trabalhar na roça, resolveu sair de casa e começou a cantar num grupo de rock, que se chamava “Os Dominantes”, em Goianápolis. Emival começou a trabalhar em uma farmácia, mas nas horas vagas fazia serenatas juntamente com seu irmão e com o passar do tempo resolveram formar uma dupla.
Em 1.983, Luiz passaria a se chamar Leandro e Emival, Leonardo. Nascia aí a dupla sertaneja Leandro & Leonardo.
A dupla participou de um concurso de calouros na TV Tocantins, de Anápolis. O prêmio para a primeira colocação era tentador: a gravação de um disco pelo Selo Rádio da WEA. Eles ganharam o concurso, mas não receberam o prêmio, pois o Selo Rádio, foi desativado.
Correram atrás de gravadoras, mas nenhuma quis contratá-los, faziam shows em barzinhos, praças públicas, boates e assim foram juntando dinheiro, para poder bancar o primeiro álbum. Com muito esforço conseguiram gravar o primeiro LP, que trazia como título a música “Hoje Acordei Chorando”, mas infelizmente não fez sucesso, mesmo assim não perderam a esperança.
Em 1.986 , conseguiram gravar o segundo LP, onde trazia a música Contradição, mas também sem sucesso. Mas em 1.989, abriram-se as portas, no terceiro LP da dupla, com a música Entre Tapas e Beijos. Começava aí a explosão Leandro & Leonardo. Logo em seguida, veio a consagração com Pense em Mim, que hoje em dia virou a marca de Leandro e Leonardo. Daí pra frente não parou, veio os sucessos: Solidão, Paz na Cama, Festa de Rodeio, Eu Juro e entre outros. Juntamente com esses grandes sucessos, vieram os convites para TVS, rádios, shows por todo o Brasil… Por onde passavam conquistavam milhares de fãs de todas as idades. O último CD da dupla, foi gravado em 1.998, pela BMG Brasil e vendeu mais de três milhões de cópias. Leandro & Leonardo nasceram para brilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário