Patrono: Cel Izidro
Entre 1929 e 1934 os Policiais Militares do 1º RC (Regimento de Cavalaria) recebiam atendimento médico na própria unidade pelos Médicos civis Dr. Severo do Amaral e Dr. Amauri Lens. Quando o tratamento não era possível ambulatorialmente, os praças baixavam no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, ficando internados no Pavilhão dos Indigentes, pagando para tanto uma diária constituída pelo valor da etapa e uma pequena taxa.
Em 1933 já estava organizado o Serviço de Saúde do 1º RC, atendidos pelos Drs. Menna Barreto e Alberto Schons, médicos nomeados, que inconformados com a assistência à saúde dos brigadianos, conseguiram uma casa dentro do aquartelamento, que era moradia de oficiais, e a transformaram numa rudimentar enfermaria.
Em 18 de Outubro de 1946 pelo Decreto Lei nº 1217 e então Comandante da Brigada Militar o Cel. Justino Marques de Oliveira, foi criado o Hospital da Brigada Militar de Santa Maria comparado a Hospital de IV Classe do Exército Brasileiro, mas continuou funcionando como enfermaria.
O diretor da época então Maj Méd Alberto Schons foi um trabalhador incansável na transformação "de fato" da enfermaria em hospital.
Dois passos foram decisivos na consolidação do fato. A passagem da Farmácia do 1º RC para o Hospital e a construção de uma sala cirúrgica, com auxílio de mão de obra da Viação Férrea. Realizou-se na época até uma cirurgia cardíaca. Mantinha-se então um contrato de atendimento na área de enfermagem com as Irmãs Franciscanas.
|
Há 66 anos prestando um serviço qualificado aos Policiais Militares e à comunidade de Santa Maria e região, além de leitos para internação e observação, oferece uma ampla variedade de exames auxiliares diagnósticos. Quartos com climatização, refrigerador, televisão e telefone, bem como mobiliário e equipamentos de segurança adequados proporcionando maior facilidade de acomodação e locomoção.
"GUARDIÃO DOS GUARDIÕES"
Rua Euclides de Cunha, Nr. 1800 - Bairro N.Sª das Dores - Santa Maria - RS, 97090-000
Telefone: (0xx)55 3222-6700
|
Atende a diversos convênios, praticando tabelas mais acessíveis para serviços particulares e conveniados.
No dia 18/10 haverá solenidade com a presença de autoridades civis e militares, no pátio interno do hospital, às 09h e 30min.
Este é o reconhecimento a tão honrada missão e aos valorosos profissionais que compõe seus quadros.
Fotos e informações: BM
Organização: Comunicação Social do 5º R P Mon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário