O Blog Mais lido da região Central

O Blog Mais lido da região Central
Informação e descontração todo dia, o dia todo

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Entrevista com o Prefeito

O Blog Alison Luis, mais uma vez entrevista o nosso nobre prefeito municipal de São Vicente do Sul, senhor Fernando Pahim, prazer prefeito a gente fala com o senhor mais uma vez nessa oportunidade
Prefeito Fernando Pahim- Prazer e meu Alison Luis, a gente sempre que tem oportunidade de fala, pra um blog, pra rádio ou seja pra algum meio que comunica a comunidade a gente fica contente, porque a gente esta se aproximando, e estando proximo para esclarecer algumas coisas, falar de algumas coisas que a gente vem fazendo, a gente fica contente e agradece a oportunidade.

Blog Alison Luis- Recentemente a semana passada, tivemos a nossa feira do livro, eu gostaria de saber o que foi gasto com a feira ?

Prefeito Fernando Pahim- O lonão que gerou uma certa polemica custou 7 mil reais, foi tudo dentro dum padrão correto, com tomada de preço, tudo essas questões, então não teve nada irregular, foi utilizado um recurso vinculado da educação, o qual nós estamos em novembro, e se a gente chega em dezembro e não tiver gasto 95% desse vinculo, desse recurso que vem, especifico pra educação, a gente devolve, então a gente precisa utilizar, e nada melhor do que com uma feira do livro, uma feira do livro é icentivar a leitura, quem quer ter educação, tem que ler, uma feira do livro que traga gente vendendo livro, que traga autores, eu tive a honra de contar com meu ex chefe, secretário de cultura, apresentando sua fala para a população, Humberto Gabbi Zanata que é um escritor de cronicas, aconselho até o pessoal a pesquisar um poeta, ganhou a califórnia da canção, autor de musicas, que nem tropa de osso, América Latina, Não Podemo se entrega pros homem, tudo isso na feira do livro incentivando as pessoas a utilizar da leitura, como informação, como fonte de enriquecimento educacional e cultural, se a gente tem um recurso pra investir nisso, porque não investir, então investimos nisso, e vamos investir outras vezes, não tenho duvida disso, porque se tem coisa pra fazer, não é por causa disso que a gente vai deixar de fazer uma feira do livro, a educação e a saúde sempre vão ser prioridades num país, como o Brasil, até faço um exercicio ao leitor do blog, que veja quais outras cidades que tem feira do livro, eu sei que tem umas quantas que investem , bastante na feira do livro, e tão de parabéns por investir nisso, tem Cacequi, tem Santiago, Jaguari, Santa Maria, o qual tive o prazer de trabalhar com o Humberto Gabbi Zanata, a gente convida já pro ano que vem pra feira do livro

Blog Alison Luis- Eu gostaria que o senhor falasse sobre o Programa Primeira Infancia Melhor (PIM), como esta sendo desenvolvido o trabalho do Pim em São Vicente ?

Prefeito Fernando Pahim- O Primeira Infancia Melhor, é um programa que quando a gente estava em campanha, em algumas casas, as pessoas nós pediam para que voltasse com esse programa, é um compromisso de campanha, vale lembrar, a gente ressalta que estava desativado, o Primeira Infancia Melhor, e a gente reativo ele, estamos com as visitadoras trabalhando, fazendo um belo serviço, perto das crianças, eu acho importante no Pim é a ligação, entre as secretarias, no PIM, estão a secretaria de Saúde, a secretaria do desenvolvimento social, e a secretaria de educação, trabalhando pelo mesmo objetivo, pela saúde, pelo bem estar da criança, a gente só tem a parabenizar aqueles que estão fazendo isso, e nós coloca sempre como prefeito a disposição deles, pra eventos, pra tudo que vem sendo feito, junto dessas secretarias, e parabeniza o trabalho deles

Blog Alison Luis- Prefeito na questão da saúde, eu gostaria que o senhor nós falasse sobre os medicamentos, que a semana passada estava em falta, não sei se os problemas já foi solucionado

Fernado Pahim- Essa questão teve dois empasses, primeiro foi a questão do atraso na entrega, segundo a gente ta na saúde, a gente saiu na midia regional até no diario de Santa Maria, na Razão, instalando um sistema e ja esta funcionando o sistema de informação da secretaria de saúde, pra justamente facilitar o atendimento médico, pra mim como gestor gerenciar tudo que esta acontecendo, e pra isso tinha que cadastra todos os medicamentos, pra cadastra todos os medicamentos demoraria um tempo, e nesse meio tempo, não podia fugir o controle ai demos uma assegurada ficamos alguns dias, além do atraso sem o medicamento mas já esta resolvido, ontem até eu acabo de lembrar, pra ver o sucesso da informação, ontem eu estava em casa, e recebi uma critica construtiva em relação a um medicamento o AS, o famoso AS, que eu sabia que era um que estava atrasado, ai liguei pro secretario Francisco, no momento que eu liguei, ele consulto no sistema ,então essa demora foi relativo a isso, são coisas que acontecem, mas acontecem pra melhorar, mas agora a gente esta com a Farmacia Basica completa. os medicamentos da farmácia básica estão em dias e também da farmácia popular, e a gente esta fazendo isso por questões de saúde do orçamento Publico.

Blog Alison Luis- Prefeito referente a coleta do lixo, como esta sendo feito o trabalho, e pra onde esta sendo destinado o lixo ?

Prefeito Fernando Pahim- O lixo é um problema, uma dor de cabeça que a gente, acabo tendo que ter, quando a gente assumiu o lixo era coletado, pelos funcionarios da prefeitura já de herança da outra administração, a gente licitou uma empresa pelo valor de 24 mil, e vinha sendo coletado de maneira correta, as pessoas demoraram um tempo pra se adaptar, esse valor eu acreditava ser exorbitante mas era um valor que estava na média comparado aos municipios da região, falam muito em comparação da outra gestão que pagava 20 mil, eu não tenho informação nenhuma de quantas horas eram percorridas, eu sei que na minha gestão chegava a 186 KM por semana, eu sei que era uma coleta de 6 dias por semana, na renovação do contrato a empresa pediu um valor muito acima do que já era pago pra eles, 60 % a mais de reajuste isso não existe nem legalmente, e eu pensando novamente na saúde financeira do municipio, pensando no dinheiro do contribuinte, a gente opto por não renova esse contrato, e em questão de tempo nosso caminhão começou a fazer a coleta, e ai o caminhão passa de manha, e as pessoas colocam seu lixo na parte da tarde, as vezes o caminhão passava não tinha lixo, isso é questão de rotina colocar na rotina, hoje os funcionarios já estão com EPI, já estão com roupa adequada tudo certinho, diferente do que era antes, que acontecia na outra gestão, porque a gente tem foto, aqui comprovando

Alison Luis- Uma das questões que eu particularmente, sempre falo e pergunto pro senhor é referente as estradas, e hoje não vai ser diferente, como esta a situação das estradas ?

Prefeito Fernando Pahim- A gente não pode ser ipocrita de dizer que esta uma maravilha as estradas, acho que até ia ficar feio, tu sabe do problema das estradas, já começou desde quando a gente assumiu já não eram estradas boas, quem quer se engana e dizer que as estradas eram boas antes, esta com alguma maldade ou contra essa administração, as estradas não eram boas, e a gente não tinha maquinas, nosso primeiro trabalho é a renovação de frotas, a primeira coisa que a gente fez foi trabalha pra adquirir maquinas, conseguimos duas patrolas, uma reto, caçamba, em fim temos maquinas, o problema é e ai, eu sempre faço essa pergunta quando as pessoas me falam das estradas, se alguém se lembra qual foi a semana que não choveu, então a gente vai correndo contra o tempo, hoje a gente estava colocando pedras na 28, Ibirocay mais adiante, a gente fez um serviço caprichado na Glória, veio aquela chuva que deu os alagamentos, choveu 100 mm em questão de horas o nosso serviço não ficou como deveria de ficar, então não é coloca desculpas, quando a gente consegui fazer com que essas maquinas trabalhe a gente vai resolver o problema disso, eu fico nervoso quando chove , eu fico triste quando chove demais, apartir do momento que o tempo melhorar nós vamos colocar as estradas em dias, quem critica eu não sei o que vai falar, porque a gente esta fazendo o possivel pra melhorar, a questão que tu falaste nos alagamentos, realmente, a Nova Horizonte é uma comunidade que foi colocada num lugar que não é o ideal, tudo o que desse da cidade vai parar la, lá era uma lavoura de arroz, esse problema que a gente vem tentando resolver a questão do mal cheiro, na frente do bar do Cantil de alagamento o dia que eu fui la e vi, não entro pra casas das pessoas graças a Deus mas estava no Patio, tava uma praia la, vale lembrar que a gente esta resolvendo o problema de São Vicente do Sul, mas não é problema que foi criado nesses dois anos, uma coisa que era pra ser resolvida a muito tempo atras estamos resolvendo agora

Blog Alison Luis- Estamos chegando na época da temporada de veraneio, nosso Balneario Passo do Umbu é um dos pontos turisticos da nossa região, digo isso porque eu me criei la o Umbu, eu gostaria de saber se já estão arrumando e quando que o Balneario ficara pronto pra comunidade desfruta

Prefeito Fernando Pahim- Já era pra nós ter começado la Alison, justamente por causa dessas questões da Nova Horizonte, a gente tirou os funcionarios que eram pra estar no Umbu estão ali, o Umbu a gente sabe é um Balneario da uma esperadinha, esta sendo tramitado aqui a licitação para o pavilhão municipal

Blog Alison Luis- Gostaria de coloca a palavra a disposição para suas considerações finais e convida já pra retorna com o espaço que nós tinhamos e o mês que vem o senhor estar junto conosco novamente

Prefeito Fernando Pahim- A gente nunca deixou de estar apto pra responder pra ti, a gente continua o mesmo de sempre então a gente esta aberto, e agradecer a quem torce pela gente, não é torce pro Fernando, pro Glson, pra Rosane e sim torce por São Vicente, a gente não esta aqui pensando em voto, a gente não esta aqui pesando em eleição, a gente esta aqui pensando em ajudar realmente, eu não sou candidato, eu estou prefeito e estou trabalhando pra melhorar São Vicente, então quem esta torcendo contra esta torcendo contra São Vicente, essa questão de politicagem, não cabe pra mim, eu tenho um exemplo de vida que trabalho aqui por São Vicente, vou trabalhar incansavelmente até o ultimo dia que eu estiver nessa prefeitura, pra que São Vicente melhore, pessoas que estão pensando em eleição, estão pensando em se promover deve pensar em São Vicente e parar de fazer politica é cedo ainda, é muito cedo pra fazer politica, tente regulariza suas empresas, tente ajudar o municipio ao invés de esta sonegando as coisas e  trabalhando contra São Vicente do Sul, trabalhando contra quem ta aqui trabalhando por São Vicente é trabalhar contra São Vicente muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário