O Blog Mais lido da região Central

O Blog Mais lido da região Central
Informação e descontração todo dia, o dia todo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Inverno tem previsão de chuvas abundantes:fonte Jornal do Comercio

A chegada do inverno, do ponto de vista da temperatura, não deverá trazer grandes novidades para os gaúchos, que já encararam dias em que os termômetros registraram marcas negativas no início do mês. A estação, que se inicia oficialmente às 20h09min de hoje, terá como grande característica um maior volume de chuvas.
Diferentemente do que ocorreu no ano passado, o inverno de 2012 no Hemisfério Sul transcorrerá em condições de neutralidade, sem as ações dos fenômenos El Niño e El Niña (aquecimento e resfriamento anormais das águas superficiais do Oceano Pacífico).
A atmosfera, entretanto, ainda responde ao La Niña do início do ano. O inverno deve ter variabilidade maior da temperatura e aumento na frequência e intensidade da chuva, destaca a MetSul Meteorologia.
Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, não raro, neutralidade no Oceano Pacífico é confundida com normalidade, ou condições de temperatura e precipitação próximas da média histórica. O que ocorre, porém, é o contrário. “Extremos tendem a se acentuar, já que o padrão atmosférico carrega sinais das duas fases (quente e fria) do Pacífico. Por isso, não se espera um inverno de frio intenso regular e constante, mas períodos amenos a quentes alternados com dias frios, e até gelados, como já se viram neste mês”, observa Hackbart.
De acordo com o prognóstico da empresa, são esperados novos episódios de frio intenso, talvez não com a força do começo do mês, mas ainda assim fortes. Com o maior aquecimento do Pacífico esperado nos próximos três meses, crescerá ao longo da estação o risco de bloqueios atmosféricos, o que leva a períodos de temperatura amena ou alta. “Se para julho são projetados alguns dias quentes, como é comum mesmo no inverno, em agosto e setembro poderão ser anotadas algumas jornadas com marcas nos termômetros muito altas para o inverno”, diz a MetSul.
O inverno começará com partes do Estado ainda se ressentindo do déficit de chuva dos últimos meses, mas as precipitações seguem irregulares na sua distribuição no início da estação. “O aumento da chuva no território gaúcho neste mês, porém, é sinal de que o padrão começa a mudar e de que, ao longo do inverno, a instabilidade tende a se tornar mais regular e frequente, inclusive com risco de eventos de chuva excessiva com altos volumes em curtos períodos, superando a média de todo o mês em poucos dias em algumas localidades, o que pode resultar mesmo em cheias”, destaca a meteorologista Estael Sias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê uma maior regularidade nas precipitações no decorrer da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário